O Meio Ambiente faz parte do dia-a-dia da empresa, e por isso a Lara Central de Tratamento de Resíduos busca a redução dos impactos sociais e ambientais nas suas atividades. Buscamos investir em ações que preservem o meio ambiente e o bem estar de nossos colaboradores assim como incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis.

Em relação a gestão ambiental, atualmente a empresa está iniciando um processo de implantação da coleta seletiva e o levantamento dos aspectos e impactos ambientais segundo os preceitos da NBR ISO 14001. Além dessas ações podemos citar:

Estação de Tratamento de Efluente – ETE

A empresa possui uma estação para tratamento de todo chorume gerado no aterro, a estação implantada em 2000, possui uma tecnologia similar as estações para tratamento de esgoto que utiliza métodos biológicos e físico-químicos atingindo alta eficiência no seu tratamento e atendendo aos parâmetros exigidos pela CETESB.

Usina de queima controlada do biogás

Os gases formados no aterro, denominado biogás. São captados e encaminhados à Usina de Biogás. Na usina, com o auxílio de um conjunto de instrumentos acompanha-se o volume e a qualidade do gás a ser queimado. Esta queima controlada permite que a empresa contribua com a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Gerenciamento dos Resíduos Internos

A gestão dos resíduos gerados pela empresa também é prioridade, e por isso procuramos desenvolver um gerenciamento que atenda a Política Nacional de Resíduos Sólidos.